U.Porto lidera universidades portuguesas entre as melhores do mundo

A Universidade do Porto lidera a tabela das universidades portuguesas classificadas no QS World University Ranking 2021. A U.Porto ocupa a 357.ª posição mundial e a 1.ª em Portugal entre as mais de 1600 instituições de ensino superior analisadas, ex aequo com a Universidade de Lisboa.
Reconhecido como um dos mais prestigiados rankings internacionais, o QS World University classifica as universidades de acordo com seis indicadores: a reputação académica, a reputação entre empregadores, a relação entre corpo docente e estudantes, as citações por docentes, os estudantes internacionais e os docentes internacionais.
Numa análise aos diferentes parâmetros de avaliação, a U.Porto surge entre as 300 melhores do mundo em dois deles. Apesar de descer quatro posições a nível global face à edição anterior, a Universidade ascende ao 226.º lugar mundial no que toca à reputação académica e posiciona-se no 274.º lugar entre as que apresentam um maior número médio de citações por docente.
Promovido pela consultora britânica Quacquarelli Symonds (QS), o QS World University Ranking 2021 vai na sua 17.ª edição e avalia instituições de ensino superior de 93 países. Para esta análise contribuem mais de 100 mil respostas de académicos e de mais de 50 mil empregadores.
Reconhecimento chega também do Médio Oriente
Nos últimos dias, a Universidade do Porto surgiu também em plano de destaque no The Center for World University Rankings (CWUR 2020-21), considerado o maior ranking global de universidades. Ocupa o 318.º lugar no mundo e o 2.º em Portugal, numa lista de 2 mil universidades selecionadas entre 20 mil instituições de ensino superior de todo o mundo.
A nível nacional, a U.Porto é superada apenas pela Universidade de Lisboa, num ranking onde estão igualmente presentes as universidades de Coimbra (408), Nova de Lisboa (420), Minho (587) e Aveiro (591), entre outras.
O CWUR tem sede na Arábia Saudita e elabora este ranking desde 2012. Entre os critérios de avaliação encontram-se a qualidade da investigação e do ensino, a empregabilidade dos alumni e o número de citações.
Fonte: Portal de Notícias da U.Porto