Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto – Edição 2021

Terça-feira, 26 Janeiro, 2021 | Alumni U.Porto

A 8.ª edição do Prémio Cidadania Ativa vai reconhecer os estudantes que se distinguiram nas suas atividades extracurriculares em 2019/2020.

Encontram-se abertas até 19 de fevereiro as candidaturas à oitava edição do Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto, uma iniciativa que vai premiar, pelo oitavo ano consecutivo, os estudantes da instituição que mais se destaquem ao nível da participação em atividades extracurriculares que desenvolvam práticas de cidadania ativa.

Candidaturas a mais uma edição do Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto iniciam-se a 25 de janeiro.

Com o objetivo de valorização do mérito da participação estudantil em atividades extracurriculares que desenvolvam práticas de cidadania ativa, a oitava edição do Prémio de Cidadania Ativa da U.Porto visa distinguir os estudantes que se diferenciem positivamente no campo da cidadania, distinguindo os melhores projetos e ações desenvolvidos no ano letivo de 2019/2020, em cada um dos seguintes vectores:

• Na Vertente Humanitária ou Solidária;
  • No Campo do Empreendedorismo;
  • Na Vertente Pedagógica;
  • No Domínio Desportivo, Saúde e Bem-estar;
  • No Âmbito da Defesa do Ambiente.

Na vertente humanitária ou solidária, será distinguido um(a) estudante que tenha promovido ativamente o espírito humanitário ou solidário através de projetos internos à universidade ou de intervenções a que esta esteja associada.

No campo do empreendedorismo, será distinguido um(a) estudante que tenha promovido destacadamente o empreendedorismo, a inovação e/ou a internacionalização da U.Porto ou desenvolvido algum projeto promotor destas áreas.

Na vertente pedagógica, será distinguido um(a) estudante que tenha tido um papel de inequívoco destaque no capítulo do melhoramento das políticas e pedagogias educacionais no âmbito da U.Porto.

No domínio desportivo, saúde e bem-estar, o Prémio distingue um(a) estudante que tenha promovido estilos de vida saudável e a prática desportiva na Universidade, junto de toda a comunidade académica.

No âmbito da defesa do ambiente, o Prémio distingue um(a) estudante que tenha promovido ou participado ativamente em iniciativas que visem a preservação e defesa do ambiente natural, incluindo as que se enquadram no combate às alterações climáticas.

A U.Porto distinguirá os vencedores de cada uma destas cinco categorias com um diploma comprovativo da atribuição do prémio a ser entregue no Dia da Universidade, a menção do mesmo no suplemento ao diploma académico e um prémio pecuniário no valor de mil euros.

As candidaturas têm de ser apresentadas, por outro membro da comunidade académica (estudantes, alumni, docentes, investigadores ou funcionários não docentes) que não o próprio nomeado, sendo que numa mesma candidatura o candidato só pode ser proposto numa única categoria.

Estas serão depois analisadas com base na relevância, importância e sustentabilidade do projeto e/ou ações desenvolvidas por cada um dos estudantes nomeados.

Com início a 25 de janeiro, o prazo para submissão das candidaturas termina a 19 de fevereiro de 2021, devendo ser realizadas através do envio, para o e-mail cidadaniativa@reit.up.pt, do Formulário de Candidatura onde deverá constar a identificação do candidato, da categoria a que concorre e de uma fundamentação detalhada da proposta de candidatura.

Na opção lateral direita "Documentos" encontra informação relevante tal como o Regulamento do Prémio e a Nomeação do Júri e Calendarização do Concurso.

Fonte: Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto - Edição 2021