Alumna da U.Porto é um dos rostos da Geração Erasmus+

Quinta-feira, 30 Novembro, 2017 | ALUMNI U.Porto

Mariana Pinto da Costa, antiga estudante de Medicina e atual professora do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), foi escolhida para representar Portugal na redação e apresentação da Declaração da Geração Erasmus+ , documento que inclui um conjunto de recomendações para o futuro do mais conhecido programa de mobilidade estudantil no Ensino Superior, que este ano assinala 30 anos de existência.

Redigida em nome dos mais de 9 milhões de pessoas que fizeram Erasmus nos últimos 30 anos, a Declaração da Geração Erasmus+ foi apresentada esta quinta-feira, em Bruxelas, na presença do Comissário Europeu para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics, durante a sessão encerramento das comemorações dos 30 anos do programa Erasmus. Nela constam 30 recomendações – que serão discutidas no Parlamento Europeu – para reforçar e alargar o Erasmus+, e assim aumentar o seu impacto do programa no futuro da Europa.

Médica de Psiquiatria no Hospital Magalhães Lemos (Porto), Mariana Pinto da Costa destacou-se, enquanto estudante do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS, ao ser galardoada, em 2009, com o prémio da Comissão Europeia “Erasmus, Histórias de Sucesso – Estudante Erasmus 2 milhões” pelas suas experiências  na Facoltà di Medicina e Chirurgia da Università degli Studi di Siena (Itália) e na English Division da Second Faculty of Medicine da Warszawski Uniwersytet Medyczny (Polónia), ao abrigo do programa Erasmus. Esta distinção valeu-lhe a participação na conferência “Erasmus – the way forward and the Green paper on mobility of young people”, que decorreu na Suécia.

A participação no Programa Erasmus marcaria, de resto, um percurso profundamente marcado pelo envolvimento internacional. Atual Presidente da Federação Europeia dos Internos de Psiquiatria (EFPT) – representante máxima dos internos de Psiquiatria da Europa -, Mariana Pinto da Costa é colaboradora da Gulbenkian Global Mental Heatlh Platform e formadora na Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM/PorMSIC) e na IFMSA (International Federation of Medical Students Association).

Mariana Pinto é professora convidada do ICBAS desde 2014. A sua atividade docente incide sobretudo nos domínios da Medicina Legal e da Psiquiatria Forense.

Fonte: Portal de Notícias da U.Porto

contacto

Gabinete ALUMNI U.Porto
Reitoria da U.Porto

Praça Gomes Teixeira
4099-002 Porto, Portugal
+351 22 040 82 10
alumni@reit.up.pt