Morreu René Guimarães, sócio número 1 da AAOUP

Quarta-feira, 29 Maio, 2019 | Alumni U.Porto

René Guimarães

O sócio número 1 da Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto e sócio honorário do Orfeão Universitário do Porto, Engenheiro René Guimarães e “um exemplo maior da história orfeónica e académica do Porto” morreu no passado dia 25 de maio, com 98 anos.

A Direção do Orfeão Universitário do Porto decretou luto orfeónico até dia 1 de junho, em homenagem ao engenheiro René Guimarães.

René Guimarães, alumnus de engenharia civil da FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), desde logo se empenhou em agitar a academia do Porto da fase de letargia em que se encontrava. Em 1942-43 reorganiza o antigo Orfeão Académico o qual, com a nova designação de Orfeão Universitário do Porto, não mais interrompeu a sua existência, constituindo hoje, o organismo cultural académico de maior projeção da cidade do Porto.

Mantendo um permanente interesse nas coisas da vida académica e enquanto participante do jubileu do Maestro Afonso Valentim, desenvolve a ideia da criação de uma Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto, que funda em 19 de março de 1967 e da qual se mantem como presidente da direção durante os sete primeiros anos. Desde o início da sua criação, a AAOUP tornou-se, traduzindo o pensamento do seu fundador, o organismo necessário e fundamental para agregar todos aqueles que, tendo passado pelo OUP, nunca o haviam esquecido e desejavam continuar a manter amizades construídas durante os anos de convívio no Orfeão. Foi este o principal objetivo fundador, a que se seguiram outros, como a criação do grupo coral, as danças etnográficas, a tuna e a orquestra de tangos.

contacto

Gabinete ALUMNI U.Porto
Reitoria da U.Porto
Praça Gomes Teixeira
4099-002 Porto, Portugal