Inovação no sector dos vinhos em destaque na Grande Festa Alumni 2017
Segunda-feira, 26 Junho, 2017 |

Entre as várias actividades que rechearam a Grande Festa Alumni 2017, no passado dia 10 de Junho, houve uma prova de vinhos que contou com a participação de quase três dezenas de pessoas.
A prova foi coordenada por Patrícia Pais Leite, associada da AAOUP e Jurista no sector dos vinhos, e conduzida, quanto aos Vinhos Verdes, pelo Enólogo António Sousa, responsável pela viticultura e enologia em inúmeras empresas da região dos Vinhos Verdes há 18 anos e pela criação de diversos vinhos premiados a nível nacional e internacional.
Os vinhos brancos em prova foram o “Pecado Capital” Vinho Verde 2016, o “Opção Avesso” Vinho Verde 2016 e o “Giroflé” Douro 2016. Nos tintos foi apresentado um Vinho Verde da casta Vinhão ainda não lançado no mercado e também o “Giroflé” Douro 2014. Em cada um dos vinhos foi destacado algum aspecto inovador.
O primeiro vinho apresentado, o “Pecado Capital” da Convívio de Sabores, Unipessoal, Lda, é muito aromático, fresco e delicado, trazendo consigo toda a frescura e aroma da região. O “Opção Avesso” Vinho Verde 2016 da empresa AB Valley Wines, Lda, com aromas a fruta branca de pomar e uma profunda intensidade na boca, é um vinho muito diferente de um Vinho Verde tradicional e um excelente exemplo daquela que promete ser a próxima grande casta da região dos Vinhos Verdes - a casta Avesso.
O Vinho Verde tinto da casta Vinhão surpreendeu os participantes por demonstrar uma abordagem diferente e voltada aos mercados externos da casta tinta que se considera rústica e destinada quase exclusivamente para consumo interno na região. Este vinho, da Quinta de Curvos - Sociedade Agrícola, SA, é ainda uma amostra de cuba mas já revela um enorme potencial de aromas, que vão da ameixa ao café e são fruto do processo inovador de vinificação. O vinho apresenta também um equilíbrio de taninos e uma suavidade invulgar para a casta, mantendo uma frescura ímpar característica da região.
A inovação esteve também presente no novo conceito dos vinhos “Giroflé” da FAP Wines, SA, de perfil moderno sem perder terroir do Douro e altamente gastronómicos pela vincada acidez, com rótulos desenhados por Hazul Luzah, um dos mais prestigiados grafitters do Porto. A empresa é gerida pelo enólogo João Matos, já com 12 anos de experiência na criação e comercialização de vinhos de várias regiões.
Fonte: AAOUP