Lançamento do livro do alumnus Prof. Rui Vaz

O Reitor da Universidade do Porto e o Diretor da Faculdade de Medicina convidam para o lançamento do livro Traumatismos Crânio-Encefálicos. Questões essenciais na prática clínica, da autoria de Rui Vaz.
A sessão terá lugar no próximo dia 3 de maio, pelas 14h00, no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (sala 4). A apresentação da obra será feita por Carlos Vara Luiz, Presidente da Direção do Colégio da Especialidade de Neurocirurgia da Ordem dos Médicos.
A obra
Em 1991 e 1996 Rui Vaz editou duas monografias sobre traumatismos crânio-encefálicos (TCE). Considerou, na altura, que seria importante um texto facilmente disponível que resumisse as bases de conhecimento sobre o tema e incluísse, bem definidas, regras de orientação clínica, essenciais na primeira abordagem de uma patologia que continua a ser demasiado frequente e a destruir demasiadas famílias pela mortalidade e incapacidade que provoca.
Face à evolução do conhecimento e dos métodos diagnósticos, em Traumatismos Crânio-Encefálicos. Questões essenciais na prática clínica o autor faz uma atualização nesta área do conhecimento, adaptando as anteriores monografias ao “estado da arte”, pela inclusão de novos capítulos específicos dedicados aos TCE no doente sénior e no desporto e dando ênfase aos TCE ligeiros, à síndrome pós-traumática e aos aspetos essenciais no diálogo com os familiares destes doentes.
O autor
Rui Vaz (Porto, 1953) é Diretor do Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar São João (CHSJ), Professor Catedrático Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e Coordenador das Neurociências na CUF – Porto. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia (1998-2000), da Sociedade de Neurocirurgia de Língua Portuguesa (2000-2003), da Direção do Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos (2015-2018) e membro do Conselho Científico da FMUP (2014-2018), sendo atualmente Vice-Presidente do Conselho de Representantes daquela faculdade. Iniciou em Portugal a técnica da estimulação cerebral profunda em 2002, coordenando desde então o grupo nacional com maior experiência acumulada nesta cirurgia. Tem em curso projetos de investigação conjuntos com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e com o i3S, sendo membro do seu Conselho Científico desde 2014. É autor de cerca de 120 trabalhos científicos publicados e de múltiplas intervenções e diversas publicações na área da difusão do conhecimento. Publicou monografias sobre outros temas e editou o livro DBS: do tratamento da doença de Parkinson a uma nova visão do funcionamento do cérebro, distribuído pela Bial na sequência de Menção Honrosa no Prémio Bial Medicina Clínica 2010.
Data: 3 Maio, 2019 Horas: 14:00:00 - 18:00:00