U.Porto alumna awarded by the Royal Society of Biology

Tuesday, 29 September, 2015 | ALUMNI U.Porto

Alumna da U.Porto premiada pela Royal Society of Biology

Biologist Joan Moscoso, alumna from the Faculty of Sciences of the University of Porto (FCUP) is the winner of this year's Established Researcher Prize, an annual award presented by the Royal Society of Biology (RSB) to researchers working in the UK that excel in the field of science communication, and whose work serves to inform and inspire the public to scientific themes.

Source: Portal de Notícias da U.Porto

Em Londres desde 2009, Joana Moscoso, de 30 anos, divide o tempo entre o trabalho de investigação em microbiologia molecular no MRC Centre for Molecular Bacteriology and Infection do Imperial College London, onde é investigadora de pós-doutoramento, e a Native Scientist, uma empresa sem fins lucrativos que criou com outra cientista portuguesa radicada no Reino Unido (Tatiana Correia) com o objetivo de “erradicar a exclusão social das comunidades bilíngues no Reino Unido, promovendo a aprendizagem de línguas e de ciências em crianças e jovens através da interação com cientistas na sua língua materna”. Desde a sua criação, em 2012, a  Native Scientist levou a Ciência em português a mais de 1000 crianças portuguesas em Londres, contando para isso com o apoio de cerca de 50 cientistas portugueses ligados às áreas da Biologia, Física, Engenharia e Saúde.

Foi este percurso que “convenceu” o júri da Royal Society of Biology a escolher o nome da jovem investigadora portuguesa de um grupo de candidatos onde constavam cientistas bastante mais experientes. “Ficamos muito impressionados. A Joana é claramente um grande líder porque está a resolver problemas que ela detetou e a levar a ciência a uma audiência mais carenciada”, justificou Steve Cross, Engagement Fellow da Wellcome Trust, a segunda maior fundação de beneficência a nível mundial.

Já Joana Moscoso mostra-se “honrada” por “ver o meu esforço e dedicação reconhecidos não só pelos pais e professores, mas também pela comunidade científica. Estou certa de que vai incentivar mais cientistas a realizar ações no terreno”.

Volto sempre para casa com um sorriso quando faço este tipo de trabalho. Ter a oportunidade de partilhar com outros um pouco do trabalho que eu faço e conhecer novos pares  são duas das coisas que eu mais valorizo nestas ações”, remata a investigadora, que conta no currículo com distinções como o Microbiology Outreach Award da Society for General Microbiology (2014) ou o Award for Outstanding PhD student in Science Communication do Imperial College.

No valor de 1500 libras, o Estabilished Researcher Prize vai ser entregue durante a Cerimónia dos Prémios Anuais da Royal Society of Biology, que terá lugar a 15 de outubro, em Londres.

Sobre Joana Moscoso

Natural de Valença, Joana Moscoso ingressou na licenciatura de Biologia da FCUP em 2003. No último ano do curso parte para a Universidade de Umeå, na Suécia, onde realiza o  estágio final ao abrigo do programa Erasmus, durante seis meses. Começava aí um percurso internacional que, em 2008, teria como destino a Australian Natianal University, em Camberra (Austrália) e a possibilidade de desenvolver o último ano do projeto do mestrado em Biologia iniciado na FCUP. Já “com os olhos em Londres”, parte em 2009 parte para o Imperial College, onde completou o doutoramento (2013) e se mantém como investigadora especializada no estudo das bactérias.

Em paralelo com a atividade de investigação, Joana organiza regularmente eventos e atividades direcionadas para a divulgação científica no âmbito do MRC Centre for Molecular Bacteriology and Infection.A este junta-se o trabalho realizado na PARSUK,  uma rede de investigadores e estudantes portugueses no Reino Unido responsável pela dinamização de eventos como o LUSO, um encontro que tem como propósito incentivar a cooperação e o desenvolvimento da comunidade científica nacional nas mais diversas áreas de atuação.

contacts

Gabinete ALUMNI U.Porto
Rectory of U.Porto

Praça Gomes Teixeira
4099-002 Porto, Portugal
+351 22 040 82 10
alumni@reit.up.pt