CONVERSAS CIRCULARES – HOMENAGEM A JOSÉ GRADE
Quarta-feira, 20 Abril, 2022 |

As “Conversas Circulares” do Círculo Universitário do Porto (CCC) começam no dia 28 de abril, às 18h00, com uma homenagem ao professor José Grade (1931-2021). Professor Jubilado da Faculdade de Arquitetura, foi determinante no entendimento do ensino do Desenho no Curso de Arquitetura da ESBAP e, mais tarde, da FAUP.
A Rui Tavares, professor na FAUP, e Bárbara Costa, atual diretora do Círculo Universitário, cabe a responsabilidade de coordenar esta primeira CCC.
Inscreva-se em alumni@reit.up.pt
“O Círculo Universitário do Porto foi criado em 1985, por ideia de Alberto Amaral, então Reitor da Universidade do Porto.
A ideia de um Clube da Universidade esteve na base de todo o Projecto Institucional e, desde a primeira hora, contou com a participação de Fernando Távora, como arquitecto, para a adaptação do Palacete Conselheiro Araújo/Casa Primo Madeira, sito na Rua do Campo Alegre, n.º 877. Este destacado edifício, pertença da Universidade do Porto, integra um importante conjunto, maioritariamente edificado no século XIX, que caracteriza a estrutura urbana e arquitectónica do Eixo do Campo Alegre, juntamente com, por exemplo, a Casa Burmester (actual Casa dos Livros) ou a Casa Anderson (Galeria da Biodiversidade), todos eles pertencentes à Universidade do Porto. Já na posse da Universidade, o conjunto edificado designado Círculo Universitário do Porto foi reconstruído, entre 1986 e 1988, por projeto do arquiteto Fernando Távora. Em 1990, este projeto foi galardoado com o Prémio João de Almada, de recuperação do património arquitetónico da cidade do Porto. O jardim romântico, de inspiração inglesa, também foi remodelado e adaptado pelo arquiteto paisagista Francisco Caldeira Cabral (1908-1992).
Encerrado em 2013, devido a um incêndio que atingiu o telhado do edifício, o Círculo regressou à atividade em Fevereiro de 2016, com a designação de Clube Universitário do Porto.
Atualmente o Círculo Universitário do Porto é a “nova casa” dos Alumni para eventos ou apenas para convívio.
Quando, em 1985/86, Alberto Amaral e Fernando Távora se interrogaram sobre quem poderia dirigir tal Projecto funcional, o nome de José Grade surgiu de imediato, dada a reconhecida capacidade do Professor José Grade para orientar e dirigir, demonstrada em já longos anos na gestão da componente do Curso de Arquitectura, que integrava a Escola Superior de Belas Artes, sediada no Palacete Braguinha, ao Jardim de S. Lázaro – a Escola de São Lazaro, como sempre foi conhecida.
Desde o momento em que assumiu o cargo, até 2013, o Professor José Grade foi a alma do Círculo Universitário. Tudo passou pela sua ideia, pelas suas mãos, pela sua constante atenção a todos os pormenores, pela sua capacidade de adaptar a acção do Circulo, na parte de restaurante “leve” (como ele chamava à adaptação das antigas cavalariças a um self-service muito especial, criado para os seus sócios almoçarem todos os dias, adaptação essa que passava por nunca esquecer o dia de S. João, por exemplo – no jardim, fronteiro às cavalariças, era montado um assador de sardinhas que podia ser manipulado pelos comensais, assim como era montada uma agradável esplanada sempre que o tempo o permitia.
Além das funções de restaurante diário, foi ainda criada uma outra área de restauração mais cerimoniosa, no interior, bem como um adequado e bem estratégico aproveitamento de todo o Jardim para eventos de maior grandeza (Banquetes), em tenda própria de grande capacidade.
Tudo no Círculo Universitário passava pela personalidade criativa, organizativa e de excepcional gestão do Professor José Grade.
É, assim, por tudo o que fez e que nós retemos na nossa memória, muito justa a Homenagem que a Universidade do Porto e a actual Direcção do Círculo Universitário – agora designado por Clube Universitário do Porto, como Alberto Amaral pensou – promove ao Professor José Grade.
Sejam todos Bem-Vindos, como sempre José Grade desejou e recebeu na porta do “seu” Círculo.
Honremos a sua memória e façamos dela uma boa companheira para as nossas vidas. Assim o desejou, creio que sem qualquer dúvida, José Grade.”
ruitavares.08/04/2022
Nota: O autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico
São oradores:
▪ Reitoria (Reitor, Professor Sousa Pereira; Pró-Reitor, Professor João Correia da Silva)
▪ Alberto Amaral, Ex. Reitor da U.P.
▪ Rui Tavares, Coordenador da Iniciativa
▪ Joaquim Vieira, ex-companheiro no Ensino do Desenho
▪ Sérgio Fernández, ex-companheiro da Casa Gótica
▪ Rui Centeno, membro da Direção do Círculo
▪ Helena Albuquerque, membro da Direção do Círculo
▪ José Manuel Lopes, membro da Direção do Círculo
▪ Armando Coelho, membro da Direção do Círculo
▪ José Ferreira Gomes, ex. Vice-Reitor da UP e atual Reitor da UMaia
▪ Francisca Alves Costa, afilhada
▪ Armando Malheiro, sócio e frequentador do Círculo
A Sessão contará, ainda, com outros convidados que estiveram presentes na vida de José Grade e/ou na vida do Círculo Universitário.
Será realizado um Porto de Honra e um Brinde em Memória de José Grade no encerramento da Homenagem.

