CONVERSAS CIRCULARES – HOMENAGEM A JOSÉ GRADE

Quarta-feira, 20 Abril, 2022 | Alumni U.Porto

Circulo Universitário do Porto

As “Conversas Circulares” do Círculo Universitário do Porto (CCC) começam no dia 28 de abril, às 18h00, com uma homenagem ao professor José Grade (1931-2021). Professor Jubilado da Faculdade de Arquitetura, foi determinante no entendimento do ensino do Desenho no Curso de Arquitetura da ESBAP e, mais tarde, da FAUP.

A Rui Tavares, professor na FAUP, e Bárbara Costa, atual diretora do Círculo Universitário, cabe a responsabilidade de coordenar esta primeira CCC.

Inscreva-se em alumni@reit.up.pt



“O Círculo Universitário do Porto foi criado em 1985, por ideia de Alberto Amaral, então Reitor da Universidade do Porto.

A ideia de um Clube da Universidade esteve na base de todo o Projecto Institucional e, desde a primeira hora, contou com a participação de Fernando Távora, como arquitecto, para a adaptação do Palacete Conselheiro Araújo/Casa Primo Madeira, sito na Rua do Campo Alegre, n.º 877. Este destacado edifício, pertença da Universidade do Porto, integra um importante conjunto, maioritariamente edificado no século XIX, que caracteriza a estrutura urbana e arquitectónica do Eixo do Campo Alegre, juntamente com, por exemplo, a Casa Burmester (actual Casa dos Livros) ou a Casa Anderson (Galeria da Biodiversidade), todos eles pertencentes à Universidade do Porto. Já na posse da Universidade, o conjunto edificado designado Círculo Universitário do Porto foi reconstruído, entre 1986 e 1988, por projeto do arquiteto Fernando Távora. Em 1990, este projeto foi galardoado com o Prémio João de Almada, de recuperação do património arquitetónico da cidade do Porto. O jardim romântico, de inspiração inglesa, também foi remodelado e adaptado pelo arquiteto paisagista Francisco Caldeira Cabral (1908-1992).

Encerrado em 2013, devido a um incêndio que atingiu o telhado do edifício, o Círculo regressou à atividade em Fevereiro de 2016, com a designação de Clube Universitário do Porto.

Atualmente o Círculo Universitário do Porto é a “nova casa” dos Alumni para eventos ou apenas para convívio.

Quando, em 1985/86, Alberto Amaral e Fernando Távora se interrogaram sobre quem poderia dirigir tal Projecto funcional, o nome de José Grade surgiu de imediato, dada a reconhecida capacidade do Professor José Grade para orientar e dirigir, demonstrada em já longos anos na gestão da componente do Curso de Arquitectura, que integrava a Escola Superior de Belas Artes, sediada no Palacete Braguinha, ao Jardim de S. Lázaro – a Escola de São Lazaro, como sempre foi conhecida.

Desde o momento em que assumiu o cargo, até 2013, o Professor José Grade foi a alma do Círculo Universitário. Tudo passou pela sua ideia, pelas suas mãos, pela sua constante atenção a todos os pormenores, pela sua capacidade de adaptar a acção do Circulo, na parte de restaurante “leve” (como ele chamava à adaptação das antigas cavalariças a um self-service muito especial, criado para os seus sócios almoçarem todos os dias, adaptação essa que passava por nunca esquecer o dia de S. João, por exemplo – no jardim, fronteiro às cavalariças, era montado um assador de sardinhas que podia ser manipulado pelos comensais, assim como era montada uma agradável esplanada sempre que o tempo o permitia.

Além das funções de restaurante diário, foi ainda criada uma outra área de restauração mais cerimoniosa, no interior, bem como um adequado e bem estratégico aproveitamento de todo o Jardim para eventos de maior grandeza (Banquetes), em tenda própria de grande capacidade.

Tudo no Círculo Universitário passava pela personalidade criativa, organizativa e de excepcional gestão do Professor José Grade.

É, assim, por tudo o que fez e que nós retemos na nossa memória, muito justa a Homenagem que a Universidade do Porto e a actual Direcção do Círculo Universitário – agora designado por Clube Universitário do Porto, como Alberto Amaral pensou – promove ao Professor José Grade.

Sejam todos Bem-Vindos, como sempre José Grade desejou e recebeu na porta do “seu” Círculo.

Honremos a sua memória e façamos dela uma boa companheira para as nossas vidas. Assim o desejou, creio que sem qualquer dúvida, José Grade.”

ruitavares.08/04/2022

Nota: O autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

São oradores:
▪ Reitoria (Reitor, Professor Sousa Pereira; Pró-Reitor, Professor João Correia da Silva)
▪ Alberto Amaral, Ex. Reitor da U.P.
▪ Rui Tavares, Coordenador da Iniciativa
▪ Joaquim Vieira, ex-companheiro no Ensino do Desenho
▪ Sérgio Fernández, ex-companheiro da Casa Gótica
▪ Rui Centeno, membro da Direção do Círculo
▪ Helena Albuquerque, membro da Direção do Círculo
▪ José Manuel Lopes, membro da Direção do Círculo
▪ Armando Coelho, membro da Direção do Círculo
▪ José Ferreira Gomes, ex. Vice-Reitor da UP e atual Reitor da UMaia
▪ Francisca Alves Costa, afilhada
▪ Armando Malheiro, sócio e frequentador do Círculo

A Sessão contará, ainda, com outros convidados que estiveram presentes na vida de José Grade e/ou na vida do Círculo Universitário.

Será realizado um Porto de Honra e um Brinde em Memória de José Grade no encerramento da Homenagem.

© fotografia de Joaquim Vieira
© recorte de fotografia de Duarte Belo

contacto

Gabinete ALUMNI U.Porto
Reitoria da U.Porto
Praça Gomes Teixeira
4099-002 Porto, Portugal