“Alumnus” de Arquitetura convidado a participar na Bienal de Veneza 2016

Quinta-feira, 6 Outubro, 2016 | Alumni U.Porto

faup arquitetura antigos estudantes universidade do porto

O estúdio de arquitectura Summary, criado em 2015 pelo arquitecto Samuel Gonçalves, antigo estudante da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), foi convidado a participar na edição 2016 da Bienal de Veneza, que termina a 27 de Novembro de 2016.

A "start-up" Summary, incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, está presente na Bienal com a instalação intitulada "Infrastructure — Structure — Architecture" que "propõe uma resposta concreta para um dos principais desafios da arquitetura contemporânea: acelerar e simplificar os processos construtivos".

Na apresentação feita pelo estúdio SUMMARY consta o projecto 'GOMOS', um sistema modular inovador que permite construir edifícios de betão armado em tempo recorde. Os módulos, já com acabamentos exteriores e interiores, são produzidos em fábrica durante três meses e montados em cerca de três dias.

Para além de SUMMARY, outros seis estúdios portugueses marcam presença na Bienal: Aires Mateus, Inês Lobo Arquitectos , João Luís Carrilho da Graça, menos é mais, Eduardo Souto Moura e Paulo David. A mostra será acompanhada pelas representações nacionais de 62 países, 'Neighbourhood: where Alvaro meets Aldo' é o projecto que irá representar oficialmente Portugal na 15ª Bienal Internacional de Arquitetura - 'La Biennale di Venezia'. A par da representação oficial portuguesa, o arquitecto Álvaro Fernandes Andrade (spacialAR-TE), docente da FAUP entre 1999 e 2012 e Investigador do CEAU-FAUP, também irá marcar presença na Bienal de Veneza na exposição internacional de arquitectura "Time-Space-Existence".

A instalação de SUMMARY poderá ser visitada durante este período, na área exterior junto ao “Tese delle Vergini”.

Fonte: FAUP

contacto

Gabinete ALUMNI U.Porto
Reitoria da U.Porto
Praça Gomes Teixeira
4099-002 Porto, Portugal